Tudo sobre Kiwi! Veja guia completo sobre essa fruta incrível!

O que é Kiwi?

Resultado de imagem para kiwi

O Kiwi tem mais vitamina C do que uma quantidade equivalente de laranja, a carne verde clara do kiwi com minúsculas sementes pretas acrescenta um toque tropical a qualquer salada de frutas.

O kiwi é uma fruta pequena de aproximadamente 3 centímetros de comprimento e pesa cerca de 60g. Sua carne verde é quase cremosa em consistência com um sabor revigorante que lembra morangos, melões e bananas, mas ainda com seu próprio sabor doce único.

O kiwi é uma fruta pequena que detém ótimas surpresas. As espécies mais comuns de kiwis são Actinidia, vulgarmente conhecido como Hayi kiwi.

Dentro desta pequena fruta em forma de oval com pele marrom, reside uma carne verde esmeralda brilhante e semitranslúcida com algumas veias brancas concentradas e pequenas sementes pretas.

História do Kiwi

O kiwi é uma fruta com uma história muito interessante e cujo recente aumento de popularidade reflete uma combinação de uma apreciação pelo seu sabor, valor nutricional, aparência única.

Nativos da China, os kiwis foram originalmente conhecidos como Yang Tao. Eles foram levados para a Nova Zelândia da China por missionários no início do século 20 com as primeiras plantações comerciais ocorrendo várias décadas depois.

Resultado de imagem para kiwi

Em 1961, os kiwis fizeram sua primeira aparição em um restaurante nos Estados Unidos e foram posteriormente “descobertos” por um distribuidor de produtos americanos que achavam que o mercado dos EUA seria muito receptivo a essa exótica fruta.

Atualmente, a Itália, a Nova Zelândia, o Chile, a França, o Japão e os Estados Unidos estão entre os principais produtores comerciais de kiwi.

Propriedades nutricionais do Kiwi

Um kiwi fresco de 70g tem 42 calorias e ainda:

  • vitamina C 85%
  • vitamina K 31%
  • cobre 10%
  • fibra 8%
  • vitamina E 7%
  • potássio 6%
  • manganês 4%

Benefícios do Kiwi para a saúde

Resultado de imagem para kiwi

O kiwi pode oferecer muito mais do que um toque tropical exótico em sua salada de frutas. Essas delícias de cor verde contêm inúmeros fitonutrientes, bem como vitaminas e minerais bem conhecidos e que promovem sua saúde!

No mundo da pesquisa de fitonutrientes, os kiwis mostraram proteger o DNA existente no núcleo das células humanas de danos relacionados aos radicais livres.

Os pesquisadores ainda não estão certos de que os compostos em kiwi tem mesmo essa capacidade antioxidante protetora, mas eles têm certeza de que esta propriedade não se limita aos nutrientes mais comumente associados aos kiwis, incluindo seu conteúdo de vitamina C ou betacaroteno.

Uma vez que o kiwi contém uma variedade de flavonoides e carotenoides que demonstraram atividade antioxidante, esses fitonutrientes existentes no kiwi podem ser responsáveis ​​por essa proteção do DNA.

Resultado de imagem para kiwi

As propriedades protetoras do kiwi foram demonstradas em um estudo com crianças de 6 e 7 anos no norte e centro da Itália. Quanto mais kiwi ou cítricos essas crianças consumiam, menos probabilidades de terem problemas de saúde relacionados à respiração, incluindo sibilância, falta de ar ou tosse noturna. Essas mesmas propriedades protetoras antioxidantes podem estar envolvidas na proteção dessas crianças.

O kiwi é uma excelente fonte de vitamina C. Este nutriente é o principal antioxidante solúvel em água no organismo, neutralizando radicais livres que podem causar danos às células e levar a problemas como inflamação e câncer.

De fato, a ingestão adequada de vitamina C mostrou-se útil para reduzir a gravidade de condições como osteoartrite, artrite reumatoide e asma e para prevenir condições como câncer de cólon, aterosclerose e doença cardíaca diabética.

E uma vez que a vitamina C é necessária para a função saudável do sistema imunológico, pode ser útil para prevenir infecções de ouvido.

Devido à multiplicidade de benefícios para a saúde da vitamina C, não é surpreendente que a pesquisa tenha demonstrado que o consumo de vegetais e frutas com alto teor de nutrientes está associado a um risco reduzido de morte por todas as causas, incluindo doença cardíaca, acidente vascular cerebral e câncer.

O kiwi tem excelentes níveis de fibra dietética. Pesquisadores descobriram que as dietas que contêm muitas fibras podem reduzir os níveis elevados de colesterol, o que pode reduzir o risco de doença cardíaca e ataque cardíaco.

A fibra também é boa para a ligação e remoção de toxinas do cólon, o que é útil para prevenir o câncer de cólon. Além disso, alimentos ricos em fibras, como o kiwi, são bons para manter os níveis de açúcar no sangue de pacientes diabéticos sob controle.

Comer dois kiwis pode diminuir significativamente o risco de coágulos de sangue e de gorduras (triglicerídeos) no seu sangue, ajudando assim a proteger a saúde cardiovascular.

Resultado de imagem para kiwi

Como a aspirina, que também ajuda a reduzir a coagulação do sangue, mas tem efeitos colaterais como inflamação e sangramento no trato intestinal, os efeitos do consumo regular de kiwi são benéficos.

Mas não para por aí! O kiwi é excelente fonte de vitamina C e polifenois e uma boa fonte de potássio, que pode funcionar individualmente ou em conjunto para proteger os vasos sanguíneos e o coração.

Em um estudo, voluntários humanos que comeram 2 a 3 kiwis por dia durante 28 dias reduziram a potencial de formação de coágulos sanguíneos) em 18% em comparação com os pesquisados que não comiam kiwi. Além disso, os triglicerídeos de quem come kiwi (gorduras no sangue) caíram 15% em comparação com os controles.

Como consumir kiwi?

Resultado de imagem para kiwi iogurte

Coma kiwi com o cereal da manhã, iogurte do almoço ou saladas verdes.

Para uma refeição mais elegante, decore qualquer prato de peixe ou salada de frutas com fatias de kiwi.

Mas os kiwis são tão deliciosos que podem ser comidos “in natura”. Eles podem ser descascados com uma faca e depois cortados ou até mesmo usar uma colher.

Resultado de imagem para kiwi iogurte

Especialistas dizem que comer o kiwi depois de cortado pode ser feito mesmo após 6 e até 9 dias.

Misture o kiwi fatiado, laranja e abacaxi juntos para fazer chutney que pode ser servido como acompanhamento de frango ou peixe. Coloque kiwis em um processador de alimentos para fazer uma sopa gelada.

Resultado de imagem para kiwi chutney

Para uma consistência mais cremosa, misture o iogurte!

Como escolher e armazenar kiwi?

Para escolher um bom kiwi, segure-o entre o polegar e o indicador e aplique suavemente a pressão. Os mais doces abaixarão com a pressão.

Evite aqueles que são muito macios, enrugados ou manchados ou com partes úmidas. Como o tamanho não está relacionado à qualidade do fruto, escolha um kiwi com base em sua nas melhores características.

Os kiwis podem ser deixados para amadurecer por alguns dias a uma semana à temperatura ambiente, longe da exposição à luz solar ou ao calor.

Coloque os frutos enrolados no jornal papel com maçã, banana ou pera ajudará a acelerar seu processo de amadurecimento. Os kiwis maduros podem ser armazenados à temperatura ambiente ou na geladeira.

Para consumir a maioria dos antioxidantes, coma um kiwi completamente amadurecido.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of