Tudo sobre Chia! Veja o guia completo!

Resultado de imagem para CHIA

A chia tem inúmeras propriedades medicinais e nutricionais. Saiba agora tudo o que a chia pode fazer por você lendo esse guia completo sobre chia! Vamos lá?

O que é chia?

As sementes de chia (salvia hispanica) tornaram-se um dos superalimentos mais populares das pessoas que cuidam da saúde.

Elas são fáceis de digerir quando preparados adequadamente e um ingrediente muito versátil que se adiciona facilmente às receitas. Além disso, os benefícios das sementes de chia são abundantes!

As sementes de chia são o segredo mais bem guardado da indústria da nutrição!

História da chia

Originalmente cultivadas no México, as sementes de chia foram altamente valorizadas por suas propriedades medicinais e por seu valor nutricional. Na verdade, as sementes de chias foram usadas ​​como moedas.

A semente de chia é cheia de nutrientes e aumenta a energia. Os guerreiros astecas comiam sementes de chia para terem mais energia e resistência. Eles diziam que apenas uma colher de chia poderia sustentá-los por 24 horas.

Resultado de imagem para CHIA

Chia significa “força” na língua maia, e as sementes de chia eram conhecidas como “comida dos corredores” porque os corredores e guerreiros usavam as sementes como fonte de energia enquanto percorriam longas distâncias durante a batalha.

Propriedades nutricionais da chia

As sementes de chia contêm muitas propriedades, como fibras, gorduras ômega-3, proteínas, vitaminas e minerai, dentre outras substâncias.

Como exemplo, 28 g de sementes de chia contém aproximadamente:

  • 137 calorias
  • 12,3 gramas de carboidratos
  • 4,4 gramas de proteína
  • 8,6 gramas de gordura
  • Fibra de 10,6 gramas
  • 0,6 miligrama de manganês (30%)
  • 265 miligramas de fósforo (27%)
  • 177 miligramas de cálcio (18%)
  • 1 miligrama de zinco (7%)
  • 0,1 miligrama de cobre (3%)
  • 44,8 miligramas de potássio (1%)

Benefícios da chia para a saúde

Estudos descobriram que os benefícios das sementes de chia são ainda maiores do que as pessoas imaginam.

Os benefícios das sementes de chia ajudam a ter uma pele saudável, diminuir envelhecimento, dar suporte ao coração e ao sistema digestivo, a ter ossos fortes e músculos, dentre outros. As sementes de chia até foram associados a ajudar a reverter a diabetes.

Alguns estudiosos descobriram que as sementes de chia têm uma enorme concentração total de antioxidantes.

Isso demonstra que as sementes de chia são um diamante natureza com alto teor de antioxidantes.

A chia tem muitas fibras, fornecendo quase 11 gramas por pequena quantidade. Aliás, as fibras são essenciais para a capacidade do seu corpo de equilibrar os níveis de insulina.

A chia também ajuda as pessoas a sentir-se mais satisfeitas, pois as sementes retêm quantidade considerável de água. Ou seja, as sementes de chia se expandem no estômago quando são ingeridas.

A capacidade das sementes de chia de reverter a inflamação, regular o colesterol e baixar a pressão arterial torna extremamente benéfico consumi-la para melhorar a saúde do coração!

As sementes de chia (salvia hispanica) são altas em ácido linoleico, um ácido graxo que ajuda o corpo a absorver as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Para uma semente tão pequena, o chia é bastante alto em gorduras saudáveis, tendo mais omega-3 do que o salmão. O omega-3 atua protegendo o coração, diminuindo a pressão sanguínea, o colesterol ruim e a inflamação.

Ainda, as sementes de chia são ricas em ácido e ácido alfa-linolênico, combatendo distúrbios metabólicos como dislipidemia (excesso de gordura no sangue) e resistência à insulina, que são dois fatores importantes no desenvolvimento do diabetes.

Ao adicionar uma porção de sementes de chia por dia, você pode ajudar a aumentar seu metabolismo e pode queimar gordura abdominal.

Agregar chia na sua dieta reduz o tecido adiposo visceral, que é aquele maléfico que fica na cintura e aumenta as chances de se ter obesidade.

Para que você tenha ideia, uma porção de 50g de sementes de chia tem cerca de 18% da quantidade diária recomendada de cálcio. O cálcio é fundamental na saúde óssea e ajuda a manter a força óssea.

Finalmente, como as sementes de chia também estão cheias de zinco, elas ajudam o corpo a melhorar os níveis de leptina. A leptina é um hormônio-chave que regula o apetite.

Como consumir chia?

As sementes de chia são fáceis de incorporar na sua rotina diária. Elas têm um sabor suave e noz e podem ser adicionadas facilmente à maioria dos pratos como uma guarnição.

Resultado de imagem para CHIA

A melhor maneira de acessar as vitaminas e minerais é moendo ou umidificando as sementes.

Para embeber sementes de chia, basta misturá-las em uma proporção 1:10 de chia para água. Isso é, mergulhe cerca de 1,5 colheres de sopa de sementes de chia em um copo de água.

Em seguida, aguarde por cerca de 30 minutos a 2 horas. No entanto, se você optar por não as molhar, elas também podem absorver água durante a digestão. Então, certifique-se de beber muita água durante todo o dia para manter seu corpo hidratado.

Outra opção é triturar sementes de chia em um moedor ou processador antes de comer. A farinha de sementes de chia pode ser usada na maioria das receitas sem glúten, como panquecas, muffins, pães e até pastas.

Você pode pudim de chia, ovos, smoothies, e outras deliciosas receitas relacionadas a uma alimentação saudável.

Resultado de imagem para CHIA PÃO

A dose diária recomendada é de uma a duas colheres de sopa de sementes secas.

Comece devagar e dê tempo ao seu corpo para se ajustar ao aumento da ingestão de fibras.

Resultado de imagem para GUARDAR CHIA

Desta forma, você sabe que você terá benefícios incríveis ingerindo sementes de chia, que vão lhe ajudar com a pele, o envelhecimento, a saúde digestiva, a saúde do coração, diabetes, energia, metabolismo, ossos, músculos, perda de peso, certos tipos de câncer, saúde dentária e gravidez.

Como armazenar a chia?

Como são sementes, armazene em local fresco, seco e escuro, como em um pote de conservas, por exemplo.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of