Saiba tudo sobre gengibre! Veja guia completo aqui!

O que é gengibre?

Resultado de imagem para GENGIBRE

Aromático, pungente e picante, o gengibre acrescenta um sabor e especiais às batatas fritas asiáticas e a muitos pratos de frutas e vegetais. A raiz fresca de gengibre está disponível sempre no mercado mais perto da sua casa!

O gengibre é o rizoma subterrâneo da planta de gengibre, e que tem textura firme e estriada.

A carne do gengibre pode ser de cor amarela, branca ou vermelha, dependendo da variedade. Está coberto com uma pele acastanhada que pode ser grossa ou fina, dependendo se a planta foi colhida quando era madura ou jovem.

O gengibre é o rizoma da planta de gengibre, conhecido botanicamente como Zingiber officinale.

O rizoma de gengibre tem uma textura firme e ainda estriada e um sabor aromático, pungente e quente.

História do gengibre

Resultado de imagem para GENGIBRE

Nativo do sudeste da Ásia, uma região cujas cozinhas ainda apresentam o gengibre picante, o alimento tem sido conhecido por milênios em muitas áreas em todo o mundo.

O gengibre é mencionado nos antigos escritos chineses, indianos e do Oriente Médio e tem sido estimado por suas propriedades aromáticas, culinárias e medicinais. Depois que os antigos romanos importaram o gengibre da China há quase dois mil anos, sua popularidade na Europa permaneceu centrada na região do Mediterrâneo até a Idade Média quando seu uso se espalhou por outros países.

Embora fosse um tempero muito caro, devido ao fato de ter sido importado da Ásia, ainda era procurado.

Na tentativa de torná-lo mais disponível, os exploradores espanhóis introduziram gengibre nas Índias Ocidentais, no México e na América do Sul, e no século 16, essas áreas começaram a exportar o precioso gengibre para a Europa. Hoje, os principais produtores comerciais de gengibre incluem Jamaica, Índia, Fiji, Indonésia e Austrália.

Propriedades nutricionais do gengibre

Um pedaço de gengibre de aproximadamente 6 g contém 5 calorias.

Benefícios do gengibre para a saúde

Resultado de imagem para GENGIBRE

Historicamente, o gengibre tem uma longa tradição de ser muito eficaz no alívio de sintomas de problemas gastrointestinais.

Na medicina, o gengibre é considerado um excelente carminativo (uma substância que promove a eliminação de gases intestinais) e espasmolítico intestinal (uma substância que relaxa e acalma o trato intestinal).

Uma pesquisa científica atual revelou que o gengibre possui numerosas propriedades terapêuticas, incluindo efeitos antioxidantes, capacidade para inibir a formação de compostos inflamatórios e efeitos anti-inflamatórios diretos.

Resultado de imagem para GENGIBRE PLANTAÇÃO

Estudos demonstraram que o gengibre é muito eficaz na prevenção dos sintomas do enjoo. Na verdade, o gengibre mostrou-se ser muito superior à Dramamine, um medicamento comum e de prescrição comum para o enjoo. O gengibre reduz todos os sintomas associados ao enjoo, incluindo tonturas, náuseas, vômitos e sudorese.

Assim, o gengibre mostrou ser muito útil na redução da náusea e vômito da gravidez, mesmo a forma mais grave, hiperemese gravidum, uma condição que geralmente requer hospitalização.

Em um estudo, a raiz do gengibre provocou uma redução significativa na gravidade da náusea e no número de ataques de vômitos em 19 de 27 mulheres estudadas em início da gravidez (menos de 20 semanas).

Ao contrário dos medicamentos, que podem causar defeitos congênitos severos, o gengibre é extremamente seguro e apenas uma pequena dose é necessária.

O gengibre também contém compostos anti-inflamatórios muito potentes chamados gingerois. Acredita-se que essas substâncias explicam por que tantas pessoas com osteoartrite ou artrite reumatoide sofrem reduções nos níveis de dor e melhorias na mobilidade quando consomem gengibre regularmente.

Apimentar suas refeições com gengibre fresco pode ajudar combatendo a osteoartrite.

Outro efeito benéfico do gengibre é a proteção contra radicais livres oferecida por um dos seus constituintes fenólicos ativos, 6-gingerol.

Há pesquisas também no sentido de que há inibição no crescimento de células de câncer colo retal humano e contra células cancerosas do ovário.

Contra a gripe e outros problemas, o gengibre pode ajudar a promover a transpiração saudável. Um bom suor pode fazer muito mais do que simplesmente ajudar a desintoxicação. Pesquisadores alemães descobriram recentemente que o suor contém um poderoso agente de combate aos germes que pode ajudar a combater as infecções.

Como escolher e armazenar gengibre?

Resultado de imagem para GENGIBRE GUARDAR

Escolha o gengibre fresco, pois contém níveis mais altos de substâncias com propriedades.

Ao comprar raiz de gengibre fresca, certifique-se de que é firme e suave. O gengibre está geralmente disponível em duas formas, jovens ou maduras. O gengibre maduro, o tipo mais amplamente disponível, tem uma pele dura que requer seja descascado, enquanto o gengibre jovem não precisa ser descascado.

O pó de gengibre está, ainda, amplamente disponível nos supermercados.

O gengibre também está disponível em várias outras formas, incluindo gengibre cristalizado, confitado e em conserva.

O gengibre fresco pode ser armazenado na geladeira por até três semanas se for deixado sem pele. Já o pó de gengibre seco deve ser mantido em um recipiente de vidro bem fechado em local fresco, escuro e seco.

Alternativamente, você pode armazená-lo na geladeira, onde irá desfrutar de uma vida útil prolongada de cerca de um ano.

Como consumir gengibre?

Resultado de imagem para GENGIBRE MOLHO

Remova a pele de gengibre maduro fresco, descasque-a com uma faca. O gengibre pode então ser cortado, moído ou macerado.

O gosto que o gengibre transmite a um prato depende de quando é adicionado durante o processo de cozimento.

Adicionado no início, ele vai dar um sabor mais sutil. Se adicionado perto do final, ele irá fornecer um sabor mais forte.

Resultado de imagem para GENGIBRE MOLHO

Combine gengibre fresco, suco de limão ou mel e água. Coloque gengibre ralado, sementes de gergelim no arroz.

Use gengibre, molho de soja, azeite e alho para fazer um molho de salada maravilhoso.

Prepare os legumes salteados, adicionando gengibre recentemente moído.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of