Guia completo sobre Melancia! Veja os benefícios!

Veja quais são os benefícios da melancia para a sua saúde e qualidade de vida, acompanhando o artigo.

O que é melancia?

Resultado de imagem para melancia

Embora a melancia possa não se classificar muito bem na sua lista pessoal de alimentos como tendo grande diversidade, essa fruta é muito mais diversificada do que muitas pessoas suspeitam.

Esta diversidade inclui diferentes cores de carne (rosa, vermelho, amarelo e laranja), padrões de casca (sólidas e lisas), formas (redondas, oval), tamanhos e padrões de nutrientes.

Estudos recentes ajudaram a esclarecer algumas das diversidades nos padrões nutricionais. Especificamente, fenóis totais (incluindo flavonoides totais) e vitamina C podem variar significativamente de variedade para variedade, bem como o grau de amadurecimento.

Quatro categorias básicas de identificação são tipicamente usadas para classificar as variedades de melancia: cor da casca, cor da carne, forma e estado da semente (sem sementes versus sem sementes). Independentemente da sua combinação única de características, todas as variedades de melancia podem trazer boas frutas.

As melancias sem sementes são um desenvolvimento fascinante e em nada interferem em seu sabor ou propriedades nutricionais.

As melancias pertencem ao gênero Citrullus, da família das Cucurbitáceas.

Resultado de imagem para melancia

“Melancia”, de fato, remete para o conteúdo aguado da porção carnuda dessa fruta, e qualquer pessoa que tenha gostado de uma fatia de melancia de tamanho grande sabe exatamente ela pode ser líquida!

A melancia tem aproximadamente 90% de água.

História da melancia

Resultado de imagem para melancia

As melancias originaram-se na África aproximadamente 4.000 a 5.000 anos atrás.

A localização exata na África é muito debatida, e pensa-se foi colhida em áreas nas regiões norte, nordeste e leste do continente africano.

Ao longo do tempo, no entanto, as melancias se tornaram naturalizadas para outros continentes e, eventualmente, foram cultivadas em muitos países em todo o mundo. Atualmente, os principais países produtores de melancia podem ser encontrados na Ásia (China e Vietnã), Oriente Médio (Irã e Turquia), África (Egito e Argélia), América do Norte (Estados Unidos), América do Sul (Brasil) e a Federação Russa.

Resultado de imagem para melancia

Esses países produzem coletivamente mais de 100 milhões de toneladas de melancia, com a China produzindo a maior quantidade.

Propriedades nutricionais da melancia

Aproximadamente 150 g de melancia cortada em cubos têm apenas 46 calorias e:

  • vitamina C 16%
  • ácido pantatênico 7%
  • cobre 7%
  • vitamina A 5%
  • potássio 5%
  • biotina 5%
  • magnésio 4%
  • vitamina B 64%
  • vitamina B 14%

Benefícios da melancia para a saúde

Resultado de imagem para melancia

A melancia é uma fonte muito boa de vitamina C. Também é uma boa fonte de ácido pantatênico, cobre, biotina, potássio, vitamina A (na forma de carotenoides), vitamina B1, vitamina B6 e magnésio.

É a diversidade de fitonutrientes na melancia que é sensacional, tornando esta fruta única em termos de benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.

Você encontrará muitos tipos diferentes de fitonutrientes fenólicos na melancia, incluindo carotenoides, flavonoides, dentre outros.

Entre esses fitonutrientes, como o licopeno (um carotenoide) e a cucurbitacina, que se destacam como tendo benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.

No caso do licopeno, você pode esperar receber uma quantidade média de 4-5 miligramas de licopeno em cada 100 gramas de melancia vermelha. O licopeno ajuda na saúde de tecidos como fígado, rins e outros.

O licopeno é um carotenoide que tem sido melhor estudado em relação à doença cardiovascular, onde repetidamente foi demonstrado que reduz o risco de doença cardíaca através da eliminação de radicais livres.

As deficiências no licopeno ao longo do envelhecimento também foram associadas ao aumento da doença cardiovascular relacionada com a idade.

Já a cucurbitacina é conhecida por diminuir a inflamação. Ao combinar esses dois fitonutrientes em conjunto (licopeno e cucurbitacina E), a melancia é capaz de nos proporcionar uma melhor limpeza dos radicais livres.

A melancia tem também citrulina, que também ajuda na saúde do coração.

A melancia é uma fruta que pode diminuir o risco de hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

As melancias vermelhas têm entre 4-5 miligramas de licopeno em cada 100 gramas (cerca de dois terços de copo em volume), enquanto os tomates vermelhos geralmente contêm cerca de 3-4 miligramas por 100 gramas (aproximadamente 1/2 xícara de chá).

Ficamos fascinados ao ver um estudo recente sobre o consumo de purê de melancia por um grupo de ciclistas profissionais, que desejam reduzir o risco de estresse oxidativo pós-exercício e inflamação.

Esses ciclistas estavam participando de uma prova em montanha e consumiram cerca de um quarto de purê de melancia a cada 15 minutos enquanto pedalavam.

Os pesquisadores determinaram que a capacidade antioxidante nos fluxos sanguíneos dos ciclistas aumentou significativamente após o exercício através do consumo do purê de melancia. Assim, os pesquisadores especularam que um estudo de longo prazo (não baseado em uma única prova de tempo) teria demonstrado benefícios anti-inflamatórios.

Se você está procurando ter o máximo de licopeno da sua melancia, escolha melancias bem vermelhas e maduras. No entanto, é importante lembrar que todas as variedades de melancia podem proporcionar-lhe benefícios de nutrientes excelentes e nem todos os nutrientes atingem a concentração máxima juntamente com o amadurecimento.

Como armazenar e escolher melancia?

Resultado de imagem para melancia

Escolha a melancia cuja carne seja de cor mais profunda e não tenha nenhuma rajada branca.

Ao comprar uma melancia inteira, não cortada, há várias características que você deseja avaliar.

Antes de qualquer coisa veja o peso. Uma melancia mais amadurecida ficará pesada por seu tamanho. A densidade em uma melancia é uma coisa boa, porque o teor de água de uma melancia normalmente aumentará juntamente com o amadurecimento, e as melancias mais maduras geralmente terão 90% ou mais em termos de peso da água.

Para encontrar uma melancia que se sente pesada por seu tamanho, pode ser útil levantar um par de melancias diferentes e comparar seus pesos relativos.

Melancias mais maduras terão ficado ao chão por longos períodos de tempo e você encontrará evidências desta circunstância na parte inferior da melancia. Geralmente, haverá um ponto ligeiramente achatado que tenha desenvolvido uma cor amarela cremosa. Se este ponto estiver completamente ausente, ou se a cor for mais branca do que a cor creme, é provável que esteja a olhar para uma melancia que foi colhida antes do tempo.

As melancias são melhor armazenadas a temperaturas de 10-16 °C, acima ou abaixo disso, não é recomendável armazenar melancia, diminuindo a vida útil e o sabor da fruta.

Por estas razões, sua geladeira não seria considerada um lugar ideal para o armazenamento de uma melancia inteira.

A refrigeração é importante. O motivo é que as melancias são uma fonte muito boa de vitamina C e uma boa fonte de carotenoides e vitamina B6. Todos os três desses nutrientes são conhecidos por ser suscetíveis ao calor.

Quando você está armazenando melancia cortada em sua geladeira, recomendamos um recipiente fechado para ajudar a manter a carne úmida, bem como evitar a absorção de odores de outros alimentos e para diminuir a exposição ao oxigênio, que pode afetar nutrientes como a vitamina C.

Como consumir melancia?

Resultado de imagem para suco de melancia

Lave a melancia antes de cortá-la e consumi-la. Devido ao seu grande tamanho, limpe-a com um pano molhado ou uma toalha de papel.

Dependendo do tamanho que você deseja, existem muitas maneiras de cortar uma melancia. A carne pode ser cortada em cubos ou em bolinhas.

A melancia é deliciosa para comer “pura”, mas cai muito bem em uma salada de frutas.

Enquanto muitas pessoas estão acostumadas a comer a carne suculenta da melancia, as sementes e a casca são também comestíveis e ricas em nutrientes. Em muitas partes do mundo, as sementes de melancia são amplamente apreciadas como lanche e a casca de melancia em conserva tem uma tradição culinária rica.

Resultado de imagem para salada com melancia

Melancia combina com iogurte, como sopa fria, suco de melancia, dentre outros.

Também é possível comer melancia misturada com cebola vermelha em fatias finas, sal e pimenta preta em uma excelente salada fresca.

Veja receitas com melancia na internet e no YouTube!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of