Guia completo sobre batata doce!

Veja quais são os benefícios da batata doce para que você tenha mais saúde e qualidade de vida!

O que é batata doce?

Resultado de imagem para batata doce

As batatas doces pertencem a uma família de alimentos inteiramente diferente do que o inhame ou a batata comum.

Dependendo da variedade, das quais existem cerca de 400, a pele e a carne da batata doce podem ser quase brancas, creme, amarelas, laranja, rosa ou roxo profundo, embora a carne branca / creme e amarelo-laranja seja mais comum.

Às vezes, este vegetal de raiz terá a forma de uma batata, sendo curto e com extremidades arredondadas, enquanto outras vezes será mais cônico.

Muitas vezes há muita confusão entre batatas doces e inhame. São alimentos completamente diferentes, pertencentes a diferentes famílias de plantas. Esta confusão existe por dois motivos. Primeiro, como comprador, é possível encontrar batatas doces e inhames que se parecem razoavelmente em termos de tamanho, cor da pele e cor da carne.

Não use a cor de carne (interna) para decidir se você está comprando uma batata-doce ou um inhame. Ambos vegetais de raízes vêm em uma variedade de cores.

As batatas doces pertencem à família de plantas Convolvulaceae, são dicotiledóneas (ou “dicotiledômetro” para baixo, com o prefixo “di” referente ao fato de elas terem duas folhas de sementes embrionárias) e são conhecidas pelo nome científico de Ipomoea batatas.

História da batata doce

Imagem relacionada

As batatas doces são nativas da América Central e do Sul e são um dos legumes mais antigos conhecidos pelo homem.

Eles foram consumidos desde os tempos pré-históricos como evidenciado por relíquias de batata doce que datam de 10 mil anos que foram descobertas em cavernas peruanas.

Chrystopher Columbus levou batatas-doces para a Europa após sua primeira viagem ao Novo Mundo em 1492. No século 16, elas eram levadas para as Filipinas por exploradores espanhóis e para África, Índia, Indonésia e sul da Ásia pelos portugueses.

Por volta da mesma época, as batatas doces começaram a ser cultivadas no sul dos Estados Unidos, onde ainda continuam a ser um alimento básico na cozinha tradicional.

Em todo o mundo, cerca de 80 milhões de toneladas de batatas são cultivadas na China a cada ano.

Batata doce: propriedades nutricionais

A batata doce assada, por exemplo, em 200g é possível ter 180 calorias, e:

  • vitamina A2 14%
  •  vitamina C52%
  •  Manganês 50%
  •  Cobre 36%
  • ácido pantotênico 35%
  • vitamina B6 34%
  • biotina 29%
  • potássio 27%
  • fibra 26%
  • vitamina B3 19%
  • vitamina B1 18%
  • vitamina B2 16%
  • fósforo 15%

Quais são os benefícios da batata doce?

Resultado de imagem para batata doce

As batatas doces são uma das fontes insuperáveis ​​da natureza como fonte de betacaroteno.

Vários estudos recentes mostraram a capacidade superior de batata-doce para elevar os níveis sanguíneos de vitamina A. Esse benefício pode ser imenso para crianças em fase de crescimento.

Em vários estudos feitos na África, as batatas doces encontraram entre 100-1600 microgramas de vitamina A em cada 150 g – o suficiente, em média, para atender a 35% de todas as necessidades de vitamina A e, em muitos casos, suficiente para atender mais de 90% das necessidades de vitamina A.

As batatas doces nem sempre são alaranjadas no interior, mas também podem ter uma cor roxa espetacular.

As antocianinas da batata doce com o centro roxo e principalmente de peonidinas e cianidinas possuem importantes propriedades antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

Particularmente quando passa pelo trato digestivo, a batata doce pode ser capaz de diminuir o potencial risco para a saúde que representam os metais pesados ​​e os radicais livres.

Pode ser útil incluir um pouco de gordura em suas refeições junto com as batatas doces, se você quiser aproveitar os benefícios completos de betacaroteno desse vegetal.

Pesquisas recentes mostraram que um mínimo de 3-5 gramas de gordura por refeição aumenta significativamente a nossa aceitação de betacaroteno a partir de batata-doce.

Benefícios nutricionais da batata-doce

Alguns benefícios nutricionais das batatas-doces simplesmente podem ser mais fáceis de conseguir se você a cozinhar com vapor ou fervê-la.

Estudos recentes mostram uma excelente preservação de antocianinas de batata doce cozida com vapor. Também se percebeu vários estudos que mostraram melhores efeitos de açúcar no sangue (incluindo a obtenção de um índice glicêmico mais baixo) com a ebulição.

Os potenciais benefícios para a saúde da batata doce ajudar a prevenir o dano oxidativo em nossas células. Assim, comer batata doce ajuda também na cicatrização.

Benefícios para a saúde

Quão doce é para a sua saúde comer batatas doces! Ela oferece alguns benefícios surpreendentes para a saúde!

Há um número surpreendente de categorias de nutrientes responsáveis ​​pelos benefícios para a saúde deste tubérculo subestimado, como antioxidantes, nutrientes anti-inflamatórios e nutrientes reguladores de açúcar no sangue. Cada categoria traz consigo valiosos benefícios para a saúde.

Em alguns estudos, as batatas doces mostraram ser melhor fonte de betacaroteno disponível em vegetais de folhas verdes.

A batata doce também ajuda a regular o açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo 2. Assim, ao contrário do que muita gente pensa, batata doce não engorda.

Como a batata doce tem 6,6 gramas de fibra dietética, ajuda a estabilizar o ritmo da digestão.

Um dos grupos de nutrientes mais intrigantes fornecidos por batatas doces – ainda uma das menos estudadas do ponto de vista da saúde – são os glicósidos de resina.

Em estudos de laboratório, a maioria desses glicósidos de batata-doce mostrou ter propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Como consumir batata doce?

Resultado de imagem para plantaçaõ de batata doce

As batatas doces não são demoradas para preparar. Você pode fazê-las cortadas em fatias e cozinha-las por menos de 7 minutos, o que aumenta o sabor e o valor nutricional.

Você também pode perfurar a batata doce com um garfo, coloca-la em um pacote plástico e leva-la ao micro-ondas por 5 minutos ou até que ela se mostre cozida.

Resultado de imagem para snack batata doce

Você pode preparar batatas doces de diversas formas, como cozidas e até mesmo fritas ou raladas finas, onde terá um bom aperitivo saudável. Ou, ainda, poderá fazer purê de batata doce, pães, bolos e muitas outras receitas, como frango com batata doce, o favorito dos esportistas.

Você pode encontrar muitas receitas de batata doce na internet.

Como armazenar batata doce?

Batatas doces que são firmes e não têm nenhuma rachadura, hematomas ou manchas suaves são as que você deve comprar. Evite aquelas que são exibidas na seção refrigerada do mercado, uma vez que a temperatura fria altera negativamente o seu sabor.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of