Guia completo sobre Dieta Dukan

Você já deve ter ouvido falar sobre a Dieta Dukan. Ela é uma das queridinhas das famosas quando o assunto é emagrecimento rápido. Mas como funciona a Dieta Dukan? Leia o artigo para saber tudo sobre esse tipo de plano alimentar.

O que é a Dieta Dukan?

A dieta original de Dukan é uma dieta complicada, rígida, de alta proteína, sem carboidratos (ou baixa em carboidratos), em quatro fases que promove a rápida perda de peso. Foi criada pelo médico francês Pierre Dukan há mais de 10 anos.

O livro sobre a dieta afirma ter ajudado 5 milhões pessoas a perder peso.

A Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, Jennifer Lopez, dentre outras famosas são adeptas dessa dieta.

Fases da Dieta Dukan

O que é possível comer em cada uma das fases? Existem alimentos já fixados, logo, não é preciso ficar contando calorias ao seguir esta dieta. A proteína é a substância-chave em todas as quatro fases, aliada ao farelo de aveia, água e um pouco de exercício, que pode ser uma caminhada.

Fase 1: a fase de “ataque” é bem fácil: alimente-se de proteína “animal”, juntamente com uma e meia colheres de farelo de aveia e um e meio litro de água todos os dias. É isso aí. É possível optar entre mais de 70 tipos de carnes magras ou com baixo teor de gordura, como peixes, aves, produtos lácteos sem gordura, soja etc.

Fase 2: a fase de “cruzeiro” baseia-se nos alimentos da “fase de ataque”, onde é possível ingerir pouco mais de 25 tipos de vegetais não amiláceos todos os dias, acompanhados sempre de 2 colheres de sopa de farelo de aveia. Algumas verduras e legumes como cenouras, ervilhas e batatas não fazem parte dessa fase, mas aparecem na próxima. Os vegetais “não amiláceos” foram escolhidos por sua “diversidade nutricional” para fornecer vitaminas, minerais e fibras. A dieta recomenda que, para alguns, os vegetais não estejam incluídos todos os dias.

Fase 3: a “consolidação”, é o estágio que adiciona alimentos “gostosos” de volta à dieta.

O estágio de consolidação permite proteínas ilimitadas, vegetais, um pedaço de fruta com baixo nível de frutose, duas fatias de pão integral e pouco menos de 50g de queijo diariamente.

Anteriormente era proibido porco e similares, como o cordeiro, mas que agora podem ser incluídos só uma vez por semana.

Além disso, uvas, figos, cerejas e bananas permanecem excluídos da dieta. Pode-se adicionar 1 a 2 porções de alimentos amiláceos e 1 a 2 refeições de “celebração” (dia em que você pode comer o que bem entender) a cada semana durante esta fase.

Nesta fase, você vai iniciar uma espécie de compromisso de comer a dieta básica de proteína pura um dia a cada semana, de preferência no mesmo dia, para todo o sempre. Esta etapa é reivindicada para permitir que você “mantenha seu peso saudável permanentemente”.

Fase 4: o estágio final de “Estabilização” é a parte de manutenção do plano. O idealizador da dieta dukan diz que você pode comer o que quiser e sem efeito sanfona, caso siga as regras:

  • 3 colheres de sopa de farelo de aveia diariamente,
  • uma proteína pura por semana,
  • caminhada por 20 minutos por dia
  • nunca usar elevadores ou escadas rolantes.

Goma sem açúcar, edulcorantes artificiais, vinagres e especiarias são permitidos na Dieta Dukan. O livro, ainda, incentiva as pessoas a tomar um comprimido diário com multivitamínicos.

Como funciona a dieta Dukan

Em teoria, é assim que o plano funciona: a fase de ataque promove a rápida perda de peso com uma dieta só de proteínas. Esta fase inicial é seguida por entre 1 a 7 dias, dependendo do seu peso inicial.

Durante a fase de cruzeiro, que pode durar meses dependendo da quantidade de peso que deseja perder, o objetivo é permitir perda de peso constante.

A fase de consolidação é o período de transição entre perda de peso e manutenção, quando o plano “alivia” as escolhas alimentares, mas nenhuma perda de peso é esperada.

Este é um momento em que seu corpo é vulnerável a colocar aqueles quilinhos a mais de volta, de acordo com o livro. No entanto, se você ficar nesta fase 5 dias por cada quilo que você perdeu, evitará recuperar o peso.

A fase de estabilização deve ser para sempre. Você manterá o peso gordo longe se v seguir os requisitos desta fase pelo menos um dia por semana, incluindo todas as proteínas, além do farelo de aveia e exercício.

Plano Dukan 2

Mais recentemente, o plano Dukan 2 foi introduzido, alegando o autor ser mais flexível, progressivo e sem frustração.

Esta variação afirma ajudar a manter a motivação a longo prazo, e envolve comer uma dieta específica para cada dia da semana, com base no programa de quatro etapas da dieta original.

Assim, a semana se torna uma “Escada Nutricional” de sete passos, com base na dieta do dia anterior ao início do processo, que inicia em todas as segundas-feiras.

Recomenda-se que segunda-feira seja apenas um dia de “proteína natural”, terça-feira com adição de vegetais, quarta-feira com frutas adicionadas, na quinta-feira com pão, sexta-feira com queijo, sábado com alimentos amilaceos adicionados, além do pão, e o domingo permite uma “refeição de celebração”.

Dieta Dukan faz bem à saúde?

Segundo especialistas, você certamente perderá peso na Dieta Dukan original, porque ela reduz as calorias drasticamente.

No entanto, cortar grupos de alimentos não é aconselhável e este plano de alimentação não inclui todos os nutrientes que você precisa para ter saúde. É também uma dieta difícil de manter e não é excelente se você é vegetariano.

Não há uma ciência sólida por trás da dieta, aliás. Alguns cientistas dizem que é desnecessário e caro comer apenas proteína para iniciar uma dieta, sem contar que a ingestão de proteína não ajuda a desinchar.

Também, alguns vegetais são recomendados todos os dias. Outros legumes só podem ser comidos a cada 5 dias. Esta é uma abordagem que limita nutrientes e fibras essenciais que esses alimentos fornecem.

Mesmo o criador da dieta de Dukan (proibido em 2013 de praticar a atividade de médico na França) adverte que a dieta pode causar mau hálito, intestino preso, fadiga, que são consequências das dietas baixas em carboidratos e altas proteínas.

Fique atento! Uma dieta verdadeiramente saudável inclui todos os grupos de alimentos – vegetais, frutas, grãos inteiros, produtos lácteos com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis, juntamente com proteína magra.

Get more stuff

Subscribe to our mailing list and get interesting stuff and updates to your email inbox.

Thank you for subscribing.

Something went wrong.

Get more stuff like this
in your inbox

Subscribe to our mailing list and get interesting stuff and updates to your email inbox.

Thank you for subscribing.

Something went wrong.