10 Benefícios da Chicória

O que é chicória?

A Chicória comum, Cichorium intybus, é uma planta herbácea perene da flor dente-de-leão, geralmente com flores azuis brilhantes, raramente brancas ou rosas.

Muitas variedades são cultivadas e consumidas como salada. As folhas de chicória podem ser cozidas, moídas e usadas como substituto e aditivo de café.

Também é cultivada para alimentação do gado. “Chicória” é também o nome para endívia (Cichorium endivia). Embora sejam confundidas, essas duas plantas são bem diferentes.

História da chicória

A planta de chicória é uma das primeiras citações da literatura registrada, remontando a tempos egípcios antigos.

Horácio menciona isso em referência à sua própria dieta, que ele descreve como muito simples: “Me pascunt olivae, me cichorea, eu malvae” (quanto a mim, as azeitonas, a chicória e as malvas fornecem sustento, em tradução livre).

Tipos de chicória

A chicória cultivada é geralmente dividida em três tipos, dos quais existem muitas variedades:

  • Radicchio: geralmente tem folhas vermelhas e verdes variegadas, também conhecido como endívia vermelha e chicória vermelha. Tem um sabor amargo e picante, que melhora quando está grelhado ou assado. Também pode ser usado para adicionar cor às saladas. É amplamente utilizado na Itália em diferentes variedades, sendo os mais famosos os de Treviso (conhecido como radicchio rosso di Treviso).
  • Pão de Açúcar: se parece com alface. Pode ser comido em saladas quando muito jovem e macio, ou ser fervido e consumido como de modo semelhante aos espinafres. Esta variedade também é comum na Grécia.
  • A chicória belga, é branca e cultivada completamente no subterrâneo ou em ambientes fechados na ausência de luz solar, a fim de evitar que as folhas se tornem verdes. As folhas brancas lisas e cremosas podem ser servidas recheadas, assadas, fervidas, cortadas e cozidas em molhos ou saladas. Quanto mais branca for a folha, menos amargo é o sabor. A parte interna mais dura da haste na parte inferior deve ser cortada antes de se cozinhar para evitar a amargura.

Propriedades nutricionais da chicória

O valor nutricional da chicória é o seguinte:

Chicória (Raiz, Cru, 60 g)

  • Calorias 45,8 – 2%
  • Proteína 0,8 g – 2%
  • Carboidratos totais 10,5 g – 4%
  • Vitaminas
  • Vitamina A 3,6 UI
  • Vitamina C 3 mg – 5%
  • Vitamina B6 0,1 mg – 7%
  • Folato 13,8 mcg – 3%
  • Ácido pantotênico 0,2 mg – 2%
  • Minerais
  • Cálcio 24,6 mg – 2%
  • Ferro 0,5 mg – 3%
  • Magnésio 13,2 mg – 3%
  • Fósforo 36,6 mg – 4%
  • Potássio 174 mg – 5%
  • Sodium 39 mg – 1%
  • Zinco 0,2 mg – 1%
  • Manganês 0,1 mg – 7%
  • Selênio 0,4 mcg – 1%
  • Ácidos graxos
  • Ácidos graxos ômega 37,8 mg
  • Ácidos graxos ômega 645 mg

Benefícios da chicória

Trata seu problema digestivo

Inulina é um dos supercompostos encontrados na raiz de chicória. Este composto é eficaz para lutar contra certos problemas digestivos como indigestão e azia.

Além disso, o mesmo composto também pode atuar como fibra que é essencial para o processo de digestão para promover o cólon mais saudável.

A chicória também contém alguns poderosos antioxidantes para prevenir o desenvolvimento de células cancerosas no cólon que poderiam levar ao câncer.

Contém poderoso probiótico necessário para uma digestão saudável

O mesmo composto mencionado, a inulina, também pode atuar como probiótico poderoso. Certamente, você já sabe sobre a eficácia das bactérias probióticas na manutenção da sua vida saudável. Há muitos que contêm bactérias probióticas que você poderia consumir.

Ótima para o coração

Alguns estudos também mostraram que o café de chicória contém certas propriedades bem conhecidas como fenóis. Essas propriedades são ótimas para o coração porque podem atuar como agentes antiarrítmicos e agentes antitrombóticos para ajudar a equilibrar o plasma e o sangue no corpo.

Reduz o nível de colesterol

Qual é o próximo benefício para a saúde da chicória? Uma outra função incrível da inulina é que também é capaz de reduzir o nível de colesterol. É porque a inulina pode atuar como fibra dietética que irá vincular o colesterol “ruim” e melhorar a função do “bom” colesterol.

Controla a pressão sanguínea

É sabido que o colesterol “ruim” excessivo pode levar a  pressão arterial elevada. Consumindo algumas folhas de chicória por dia, você poderia diminuir o risco de ter esse problema.

Previne ataque cardíaco e acidente vascular cerebral

O ataque cardíaco e o acidente vascular cerebral provavelmente ocorrerão quando as artérias e as veias estiverem bloqueadas. O principal fator que poderia causar coágulo de sangue nas áreas perigosas é a quantidade excessiva de colesterol “ruim”. Como mencionado acima, a inulina é excelente para eliminar o colesterol “ruim” do sistema do seu corpo.

Diminui radicais livres

A chicória é uma das excelentes fontes de antioxidantes para você. Você sabe qual é a principal causa do desenvolvimento de células cancerosas em seu corpo? A resposta são os radicais livres. A chicória contém uma quantidade relativamente alta de antioxidantes que são suficientes para evitar que o câncer seja desenvolvido.

Propriedades anti-inflamatórias

Uma maneira de lutar contra a inflamação é consumindo alimentos que são ricos em propriedades anti-inflamatórias e a chicória é um desses que você deve adicionar à sua dieta para este tipo de propósitos.

Solução para perda de peso

A combinação de inulina e oligofrutose é ótima para perda de peso porque a inulina pode atuar como fibra, que irá ajudá-lo a regular seu metabolismo para que você possa sentir-se cheio por mais tempo para evitar a fome excessiva.

Fibra natural

A chicória tem fibra, que é um dos compostos que efetivamente manda para longe o colesterol “ruim” do seu corpo.

Antibactericida

A chicória contém algumas propriedades antibacterianas, que poderiam fornecer ao seu corpo uma camada de proteção contra infecções virais e aumentar a sua imunidade naturalmente.

Reduz a ansiedade

 Se você está prestes a enfrentar um dia difícil, a chicória pode ajudá-lo a acalmar sua mente para que esteja pronto para enfrentar o que estiver esperando por você. É porque a raiz de chicória contém qualidade sedativa, que poderia ajudá-lo a reduzir o estresse e a ansiedade.

Saúde renal

A raiz de chicória tem sido utilizada em medicamentos à base de plantas há anos para aumentar a quantidade da urina. Em outras palavras, poderia promover a saúde renal naturalmente e eficientemente.

Artrite

Artrite é uma das condições que não é fácil de tratar, mas surpreendentemente, a chicória tem algumas propriedades anti-inflamatórias que já são comprovadamente eficazes no tratamento da

Como consumir chicória?

Hoje em dia, a chicória é cultivada por suas folhas, geralmente comidas cruas como salada.

Get more stuff

Subscribe to our mailing list and get interesting stuff and updates to your email inbox.

Thank you for subscribing.

Something went wrong.

Get more stuff like this
in your inbox

Subscribe to our mailing list and get interesting stuff and updates to your email inbox.

Thank you for subscribing.

Something went wrong.