Guia completo sobre batata doce!

As batatas-doces são incríveis! Veja 10 benefícios acompanhando o artigo.

Qual a diferença entre a batata comum e a batata doce?

São muitas as diferenças entre a batata comum e a batata doce. Elas são semelhantes em termos de calorias, fibras e macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas), mas são, ao mesmo tempo, bem diferentes para dieta e saúde com relação à sua importância.

Comparação entre batata doce e batata comum

  • Um copo de batata doce crua contém cerca de 114 calorias, 27 gramas de carboidrato, 6 gramas de açúcar, 2 gramas de proteína e 0 gramas de gordura.
  • Um copo de batata “branca” tem 116 calorias, 26 gramas de carboidrato, 1 grama de açúcar, 3 gramas de proteína e 0 gramas de gordura.

Além do conteúdo de açúcar (responsável pelo sabor doce), os macronutrientes são bastante parecidos, certo? Sim.

É por isso que muitas pessoas se perguntam por que as batatas-doces são conhecidas por serem saudáveis ​​quando são quase idênticas às batatas comuns!

Bem, as batatas doces são repletas de compostos que as tornam dignos de estar no seu prato.

Por que as batatas doces são tão saudáveis?

Todas as batatas estão cheias de vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio, cálcio e outros nutrientes que atuam como antioxidantes, que darão ao seu corpo propriedades anticancerígenos, antidiabéticas e anti-inflamatórias.

Mas a razão pela qual as batatas doces são melhores é por conta de sua cor. O betacaroteno é o nutriente responsável por dar às batatas doces aqueles lindos tons de laranja.

Como outros alimentos inteiros como laranja e cenoura, as batatas doces contêm muito beta caroteno inteiro (1 xícara fornece 375% de seu valor diário, para ser exato!).

Os carotenóides (o betacaroteno que é o mais abundante em batatas doces) são precursores da vitamina A, que atua como um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células do dano do sol e a prevenir o aparecimento do envelhecimento. Também é útil na esfoliação natural da sua pele.

A cianidina é outro bônus antioxidante de batata-doce. Encontrado na carne de batatas doces roxas, especificamente, este composto de fitonutrientes tem sido associado à proteção contra toxinas no sistema digestivo. Isso ajuda o corpo a reduzir a inflamação, a qual contribui para doenças crônicas de longo prazo, incluindo diabetes, artrite e asma.

Mas e sobre o açúcar nas batatas doces?

Ok, então você pode estar pensando – então, o que dizer de todo o açúcar nas batatas doces? Esse açúcar faz mal ou bem?

Embora as batatas doces tenham mais açúcar, elas são realmente consideradas “baixas” no índice glicêmico (IG) em comparação com as batatas brancas regulares que são consideradas “altas”.

Isso significa que você quebra os açúcares das batatas doces em seu sangue mais lentamente do que as batatas brancas, o que impede um pico acentuado no açúcar no sangue.

Mas atenção: o índice glicêmico IG irá mudar com base no seu método de cozimento. Uma batata cozida normalmente, por exemplo, tem um IG de 111 e uma batata cozida com óleo  tem IG de 82.

Então, por que as batatas regulares ainda são mal-intencionadas? Batatas fritas, batatas fritas, batatas fritas, purê de batatas…., essas formas de fazer batatas têm alto de sódio, e são a opção mais encontrada por aí, mas não vão fazer tão bem para você.

Mesmo uma batata assada, de qualquer tipo, é uma boa escolha e irá ajudá-lo a atender às suas necessidades de nutrientes. Se você precisar de outra razão para considerar as batatas brancas novamente, elas são conhecidas por terem amido mais resistente (um tipo de fibra) do que as batatas doces, que têm sido associadas à prevenção de doenças e à saúde geral do intestino.

Batata doce faz bem à saúde?

Segundo pesquisas, a batata doce faz muito bem à saúde. Ela é um alimento real, inteiro, nutritivo e denso que desempenha um grande papel na sua dieta.

Coma-a como a porção de amido de sua refeição (recomenda-se uma ou duas porções de amido por dia) e certifique-se de prepará-las cozidas ou assinadas (sim, isso significa que não é frita ou gratinada) e até pense em misturar a batata branca e a doce para potencializar os efeitos,

Meu caminho pessoal favorito? Uma batata doce cozida com uma colher de chá de óleo de coco, um pingo de canela e uma salpica de sal marinho.

Benefícios da batata doce

Fibra

A pele das batatas doces é alta em fibras. Uma porção de batata doce cozida com pele fornece mais fibra do que uma porção de aveia, proporcionando 5 gramas de fibra. Homens com menos de 51 anos devem ter ingerir ao menos 38 gramas de fibra por dia. Mulheres com menos de 51 anos devem comer pelo menos 25 gramas de fibra. Estes números diminuem ligeiramente à medida que envelhecem. A fibra possui uma série de potenciais benefícios para a saúde, incluindo a normalização dos movimentos intestinais, a redução do colesterol e do açúcar no sangue.

Betacaroteno

As batatas doces cozidas com a pele são cheias de betacaroteno. Uma batata doce de tamanho médio tem quatro vezes o valor diário recomendado de beta caroteno em 26081,9 unidades internacionais por porção.

O beta caroteno é um antioxidante que é convertido em vitamina A no organismo. Os benefícios para a saúde da vitamina A são extensos, pois ajudam a melhorar a visão e prevenir ou tratar certas condições oculares. A vitamina fortalece o sistema imunológico e pode ajudar a tratar ou prevenir o câncer.

Vitamina C, Vitamina E e Folato

As batatas doces com pele também possuem nutrientes essenciais, vitamina C, vitamina E e folato. Uma batata-doce tem 29,51 miligramas de vitamina C, quase metade do valor diário recomendado.

Uma porção de batata doce fornece 100 % do valor diário recomendado de vitamina E, sem gordura saturada. As batatas doces também têm 18,2 microgramas de folato por porção. As vitaminas C e E são antioxidantes que podem proteger contra várias doenças, melhorando seu sistema imunológico.

Potássio e ferro

As batatas doces são uma boa fonte de potássio. Uma batata doce de tamanho médio assada com a pele tem 542 miligramas de potássio. Mesmo que a ingestão diária recomendada de potássio seja de 4.700 miligramas, uma batata doce tem um dos maiores teores do nutriente. A pele também é uma boa fonte de ferro. Especialmente para pessoas que não comem carne, o ferro encontrado na pele da batata doce é um nutriente importante.

Get more stuff

Subscribe to our mailing list and get interesting stuff and updates to your email inbox.

Thank you for subscribing.

Something went wrong.

Get more stuff like this
in your inbox

Subscribe to our mailing list and get interesting stuff and updates to your email inbox.

Thank you for subscribing.

Something went wrong.